Essa dança teve sua origem na cultura africana, em solo norte-americano, a partir da segunda metade do séc. XVII, quando chegaram os primeiros navios negreiros no Sul dos Estados Unidos. Os primeiros passos de jazz, forma os negros que deram, num momento de libertação, pintaram os rostos de branco e aos poucos foram se expressando em palcos espalhados pelos Estados Unidos.
A dança jazz foi percebida aproximadamente no ano de 1902.
Assim como a música jazz e o blues receberam influências dos ritmos africanos, dos cantos religiosos e da música em voga na Europa, na época. A dança jazz sofreu inúmeras influências originando muitos estilos que enriquecem o acervo dessa dança enquanto manifestação corporal do homem.
Uma das características mais interessantes da dança jazz hoje é seu caráter eclético. Tem emprestado e incorporado muitos outras técnicas de dança e formas: dança moderna, balé clássico, dança étnica. tapdance e dança populares, desde de hip-hio, break dance, street dance para freedance.
Curiosidade da dança Jazz:
- No jazz principalmente na fase de aquecimento e parte principal, a técnica clássica é trabalhada com a finalidade de se melhorarem, definirem e ampliarem os movimentos.
- O jazz-dance tem em comum com a dança moderna, a predominância do trabalho na posição de pernas e pés paralelos.
- Tem em comum com a dança africana, especialmente o uso de todo o tronco com movimentos que refletem uma enorme mobilidade das costas.
- Tem em comum com a dança indiana e árabe o trabalho de isolamento dos diferentes segmentos corporais.
Referências:
GARCIA, Ângela; HASS, Aliene: Ritmo e dança - aspectos gerais. Ed. Ulbra, 2002.
Veja o Vídeo:
--------------------------------------------------------------------------------------------
Lyrical Jazz
O estilo lírico de dança tem sua base principal no ballet, combinando os diverso elementos técnicos de balé clássico com a liberdade e os aspectos airier de jazz, dança contemporânea e moderna. É normalmente considerado uma sub categoria de jazz e/ou dança contemporânea, este último sendo ela própria uma categoria emergente. Dança lírica é expressiva, ao mesmo tempo sutil e dinâmica, focada em transmitir musicalidade e emoção através do movimento. É uma combinação de movimentos intricados e altamente técnicos, de pedestres e naturalistas. É comumente definida como a música popular com vocais,bem como ricos são (na verdade, muitas vezes) enfatizou sobre o ritmo da canção, mas por causa da definição da palavra lírica: ter uma qualidade poética expressiva, musical, caracterizada por ou expressar espontânea, sentimento direto, expressando profunda emoções pessoais ou observação; coreografia altamente rapsódica ou entusiástica pode ser emocionante e requintadamente delicada, ao mesmo tempo. Que as letras de uma canção são uma força motriz e de inspiração fundamental para as contas de movimento por que um número considerável de bailarinos não têm conhecimento de como o nome do estilo era derivado, erroneamente pensando que veio da palavra lyrics.
O estilo lírico emergente tem uma história relativamente recente e uma gênese baseada na junção de ballet com o rock/folk/pop/música alternativa e uma variedade de estilos de jazz dance e dança moderna. Professor, dançarino e coreógrafo Suzi Taylor, que tem classe regular em Passos na Broadway, em Nova York é considerada por muitos como uma mãe precoce da dança lírica, tendo enfatizado uma única marca de musicalidade e expressividade que influenciou muitos futuros professores e coreógrafos.
Musicalmente, a coreografia acentua e/ou fluxos de muitas vezes em correspondência com o clímax de uma música, mas a coreografia também trará os aspectos mais sutis de uma música: as vezes um silêncio entre as notas na música, ou a respiração entre as palavras, serão enfatizadas, talvez com um gesto simples e física. Isto pode ser seguido, por exemplo, por uma sequência mais complexa, como uma tripla pirueta en cou-de-pied (coupe), ou um jeté grande, ou uma série de voltas chaine, seguido por um cabriole, desdendo até o chão, apenas para subir novamente, e talvez muito casualmente a andar a frente do palco para uma contagem de poucos antes de mudar de direção mais uma vez.
Devido à sua demanda de intermediário a avançado habilidade técnica e foco emocional, o estilo é popular principalmente com dançarinos apaixonados que querem combinar a técnica com a musicalidade. Dança lírica tem sido muitas vezes coreografia para uma música sobre liberdade, de liberação de uma emoção em desespero, ou de superação de obstáculos, embora a paleta de escolha é ilimitada.
Um sólido, baseado em técnica de ballet é um componente essencial deste estilo avançado de dança como é uma instalação com várias outras formas de jazz, alguns dança contemporânea/ moderna e bom posicionamento e alinhamento corporal. Coreografia lírica é muitas vezes recheados com movimentos intencionalmente pedestres, entre os movimentos mais difíceis, para criar uma sensação ao mesmo tempo orgânico e dramático. Lírico é baseado em torno de coreografia e interpretação da música. Rotinas são baseadas em torno do sentimento e emoção e, apesar de técnica é crucial, espírito de modo geral que vai na dança.
É de suma importância na dança lírica a connectivity de movimento, que flui bem sem problemas de um movimento para o outro. A dançarina não executa cada movimento sucesso de forma isolada a partir do próximo, uma dançarina lírica mantém o movimento durante o tempo que é musicalmente possível ou relevante, e transferindo sem problema para o próximo, ligando o movimento e emoção. Empregando esta conectividade de movimento, o dançarino pode periodicamente parar ou incorporar sharp se move (como uma contração abdominal, um olhar de soslaio, ou um filme de perna) em uma rotina de líquidos, para dar ênfase. Conexão com inspiração e certificando-se de respirar é essencial. Ao todo, os movimentos estão ligados uns aos outros, aos sentimentos do dançarino, respiração e à música.
Movimentos na dança lírica são frequentemente caracterizados por sua fluidez e graça. Saltos são geralmente executados em alta, com uma qualidade crescente, voltas são arejados, flowy e contínua.
No entanto, uma de-ênfase na graça pode fornecer uma janela mais atraente para as emoções de uma bailarina: uma sucessão de rápidos, saltos pequenos podem ser executados baixo, mostrando os traços em constante evolução da paisagem interna de uma bailarina. Quando o tom da música está irritado ou frustrado, dançarinos usam afiada. movimentos curtos. Anger também é uma emoção vista na dança lírica. Em rotinas como uma forte componente de raiva, é comum que as porções de jazz e estilos de letras para sair. No entanto, um letárgico, qualidade prolongada do movimento pode mostrar um sentimento contemplativo ou hestitant. Quando a rotina é alegre ou pacífica, dançarinos usam mais movimentos leves e fluidos.
Embora lírica foi originalmente coreografado para músico, como baladas que são mais lentas/downbeat. melódica e com sonoridade, é uma forma muito ampla de dança, incluindo muitas dinâmicas, peças de ritmo rápido e às vezes thrashy. Otimista, estilos agressivos de músicas são usados com frequencia. A música pode ser de qualquer gênero: pop, rock e até hip hop, R&B, são populares para coreografar. Seleções pop, incluindo souful, canções poderosas de artistas emergentes, são frequentemente usadas na dança lírica.
Alguns bailarinas, coreógrafas e professores notáveis dentro da dança lírica incluem: Suzi Taylor, Tracie Stanfield, Mia Michaels, Brian Friedman, Blake Mc Grath, Rodney Diverlus, Dan Karaty, Travis Parede e Cherice Barton, entre outros.
Veja os Vídeos: